Movimento de uma carga Elétrica em um Campo Elétrico Uniforme

A seguir, discutiremos alguns tipos de movimentos que um objeto eletrizado, de peso desprezível, pode experimentar em uma região em que há um campo elétrico uniforme.

1º Caso:

A carga q é colocada em repouso V0 = 0 dentro do campo.
O campo, sendo uniforme,aplica sobre as cargas forças constantes e portanto, acelerações também constantes. Como foram abandonados, as cargas deslocam-se ao longo da linha de força (a positiva, no sentido da linha e a negativa, em sentido oposto) sempre aumentando o módulo de suas velocidades. Cada uma delas estará sujeita a um movimento retilíneo uniformemente acelerado.


2º Caso:

A carga (q) é lançada com uma velocidade V0 perpendicular à linha de força.
Considere uma carga negativa. Aceleração e a força que atua sobre ela têm todo o tempo, sentidos opostos ao do campo. Consequentemente, a força e a velocidade inicial são perpendiculares. Após o inicio do movimento, a força que atua sobre a carga continua na direção vertical, para baixo mas a velocidade sera tangente à trajetória. Assim, força e velocidade não serão mais perpendiculares. Nessas condições, o movimento descrito pela carga será parabólico, de velocidade de modulo crescente e concavidade em sentido oposto ao do campo - igual ao movimento de uma moeda lançada em cima de uma mesa.