Campo Elétrico de um Condutor Extenso

Considere o caso em que o condutor esteja carregado e em equilibrio eletrostático.
Vamos definir agora, uma nova grandeza - a densidade superficial de carga (σ). Considere uma placa condutora, circular, de área A, eletrizada com uma carga Q. As cargas disbribem-se uniformemente pela placa. A desidade superficial de carga caracteriza a maior ou menor concentração de cargas na superfícies.


No interior de um condutor em equilíbrio eletrostático, apesar da presença de cargas na sua superfície, o campo elétrico não existe. Ou seja, no interior de qualquer condutor em equilíbrio eletrostático (seja ele oco ou maciço e tendo ou não buracos em sua superfície), o campo elétrico é nulo. Para entendermos isso, basta lembrar que as cargas livres do interior dessa corpo não estão se movendo para nenhum lugar específico - ele já atingiu o equilíbrio eletrostático. Se houvesse campo elétrico no interior do corpo as cargas livres sofreriam ação de forças elétricas que as deslocariam ordenadamente em alguma direção e sentido.
Na região exterior ao corpo, existe campo elétrico. O valor do campo (E) será diretamente proporcional à densidade superficial de cargas (σ).